A Morte do Pai, de Karl Ove Knausgård

20:27 Carolina Carettin 0 Comments


A Morte do Pai, de Karl Ove Knausgård, faz parte do Projeto Lendo o Mundo.

O autor de A Morte do Pai é o protagonista da série Minha Luta, que já tem outros dois títulos lançados no Brasil: Um Outro Amor e A Ilha da Infância, ambos pela Companhia das Letras. (Por sinal, as capas dessas edições são muito bonitas).

"Com A morte do pai, Knausgård inaugura um projeto monumental e ambicioso, que logo se tornou best-seller na Noruega e fenômeno literário internacional. São seis volumes híbridos entre a ficção e a memória, em que o autor explora, com pleno domínio da atividade narrativa, as possibilidades da ficção contemporânea", da editora.
Karl Ove inicia e termina seu livro falando sobre a morte. No início, o autor trata do assunto no sentido prático: cadáveres escondidos dos pacientes em hospitais, transportados por saídas e entradas do subsolo, cobertos com panos brancos. Os mortos afrontam nossas vidas, por mais queridos que os falecidos tenham sido para nós. No final o sentido ainda é prático - decisões sobre velório, enterro, limpeza da casa - mas mais pessoal, já que se trata da morte do pai do autor. 

Entre essas duas abordagens sobre a morte estão passagens da infância, adolescência e vida adulta de Knausgård. "Minha família tentou proibir o livro. A questão ética foi levantada - mas não porque escrevi alguma mentira sobre eles, mas porque escrevi tão abertamente sobre meu pai (...) Não revelo nada sobre ninguém, só sobre meu pai e minha avó, que já estão mortos", em entrevista publicada pelo Estadão.

"Para o coração a vida é simples: ele bate enquanto puder". (p.7)

Demorei um pouco para ser conquistada pela história e até pela escrita de Karl Ove (às vezes descrições e divagações do autor acabam sendo um pouco extensas), mas acabei lendo cem páginas em um dia quando estava quase terminando. Cem páginas eu leio em dois, três dias. A curiosidade de saber como Karl e seu irmão Yngve lidariam com a morte de seu pai e de como aquele acontecimento afetaria suas vidas foi grande.

Muito além da morte, o livro trata da busca de Karl pela própria identidade, como profissional, como pai, como homem. Uma história que poderia ser minha ou sua, com a simplicidade do cotidiano, mas com a densidade que toda vida traz consigo.


"Escrever é retirar da sombra a essência do que sabemos. É disso que a escrita se ocupa. Não do que acontece aí, não das ações que se praticam aí, mas do em si. Aí, é esse o lugar e o propósito da escrita". (p.178)

O autor *
Kanusgård é considerado o mais importante escritor norueguês de sua geração. É autor de Ute av Verden (Fora do mundo), que venceu o Prêmio da Crítica na Noruega em 1998, En Tid for Alt (Tudo tem seu tempo), eleito um dos 25 melhores romances noruegueses de todos os tempos. Kanusgård vive hoje em Malmö, na Suécia. 

O país

Quando o pai de Karl Ove morre, ele não está na Noruega, mas vai até lá com seu irmão para resolver detalhes sobre o velório, enterro e sobre a casa onde o falecido e sua avó moravam. Porém, toda a parte da infância e adolescência se passa na Noruega.

O país nórdico tem como capital a cidade de Oslo, onde nasceu Karl Ove, e seu governo é uma monarquia constitucional com Haroldo V como rei e Erna Solberg como primeira-ministra. Saiba mais.


Outros títulos noruegueses 
Cavalos Roubados, de Per Petterson
Fome, Os Frutos da Terra, de Knut Hamsun
O Meio-Irmão, de Lars Saabye Christensen
Antes de Você Dormir, de Linn Ullmann 
Primavera, de Sigrid Undset (Nobel 1928) 
O Dia do Coringa, A Garota das Laranjas, O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder

* Com informações da editora.

0 comentários: